terça-feira, 19 de abril de 2011

Transito: preferência é de quem sobe ou de quem desce??

Ta ai uma coisa que muitas pessoas questionam, gera brigas e discussões entre familias e amigos, e gera mais duvida do que a pergunta mais cretina da face da Terra: quem veio primeiro, o OVO ou a Galinha??? Acho que foi o Coelhinho da Pascoa...
Cretinices a parte... vamos ao que interessa!

Cópia do Artigo 32 do CTB ( última alterações Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008
Decreto nº 6.488, de 19 de junho de 2008)

Art. 32. O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com
duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives
sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e
nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo
a ultrapassagem.

18 comentários:

Anônimo disse...

Manolo é você amigo. Pois copiou um código errado.
A preferência é sempre de quem sobe, exceto para caminhões pesados e transporte público.
;-)
Se informe melhor!

Anônimo disse...

Li, tenho certeza disso que quem sobe nao tem preferencia pois é muito mais fácil brekar (parar) um veículo em aclive do que em declive. Caso o caminhão que alguns falam (pesadão) todos os motoristas são obrigados a fazer ladeira e todos os veículos tem que ter freio de mão em bom funcionamento para os casos de parar em ladeira. Pois existe ruas que tem sinais luminosos em ladeiras. Não é. Quem é capaz de me dar uma assessoria técnica a esse respeito. Obrigado

Unknown disse...


Unknown disse...


Unknown disse...


Unknown disse...

Informação muito incorreta essa, a preferencia é de quem sobe e nao tem nada a ver com freio.
2. Em vias de montanhas e vias de grande declive que tenham características análogas, nas quais seja impossível ou difícil passar ao lado de outro veículo, o condutor do veículo que desce deverá afastar- se para dar passagem para os veículos que sobem, exceto quando a disposição das áreas de parada ao lado da estrada, para permitir que os veículos se afastem, seja tal que, tendo em conta a velocidade e a posição do veículo, o veículo que sobe disponha de uma área de parada diante dele e que um dos veículos se visse obrigado a uma marcha- à- ré para permitir a passagem, será o condutor do veículo que desce o que deverá fazer essa manobra, a menos que mesma resulte evidentemente mais fácil para o condutor do veículo que sobe. As Partes Contratantes ou suas subdivisões poderão, todavia, para certos veículos ou certas vias ou trechos de vias, prescrever regras especiais diferentes das do presente parágrafo.

Unknown disse...

http://www.detran.pr.gov.br/arquivos/File/legislacao/outraslegislacoesestaduais/convencaodeviena/leis-n.pdf

Unknown disse...

Informação muito incorreta essa, a preferencia é de quem sobe e nao tem nada a ver com freio.
2. Em vias de montanhas e vias de grande declive que tenham características análogas, nas quais seja impossível ou difícil passar ao lado de outro veículo, o condutor do veículo que desce deverá afastar- se para dar passagem para os veículos que sobem, exceto quando a disposição das áreas de parada ao lado da estrada, para permitir que os veículos se afastem, seja tal que, tendo em conta a velocidade e a posição do veículo, o veículo que sobe disponha de uma área de parada diante dele e que um dos veículos se visse obrigado a uma marcha- à- ré para permitir a passagem, será o condutor do veículo que desce o que deverá fazer essa manobra, a menos que mesma resulte evidentemente mais fácil para o condutor do veículo que sobe. As Partes Contratantes ou suas subdivisões poderão, todavia, para certos veículos ou certas vias ou trechos de vias, prescrever regras especiais diferentes das do presente parágrafo.

Unknown disse...

Numa situação normal o veículo que desce dará a preferência ao que sobe, mas apenas em condições plausíveis para isso.Há circunstâncias que a legislação não tem como rezar sobre elas, são as circunstâncias iminentes, imprevisíveis e que demandam bom senso. As vezes o veículo que tem a preferência terá mais condições de exercitar a manobra de fuga em favor do outro, isso contribuirá para ambos. Há diversas situações que podem ocorrer de tal modo que não é bem a preferência que conta, mas o bom senso e a tolerância no trânsito.

Anônimo disse...

"2. Em vias de montanhas e vias de grande declive que tenham características análogas, nas quais seja impossível ou difícil passar ao lado de outro veículo, o condutor do veículo que desce deverá afastar- se para dar passagem para os veículos que sobem, exceto quando a disposição das áreas de parada ao lado da estrada, para permitir que os veículos se afastem, seja tal que, tendo em conta a velocidade e a posição do veículo, o veículo que sobe disponha de uma área de parada diante dele e que um dos veículos se visse obrigado a uma marcha- à- ré para permitir a passagem, será o condutor do veículo que desce o que deverá fazer essa manobra, a menos que mesma resulte evidentemente mais fácil para o condutor do veículo que sobe. As Partes Contratantes ou suas subdivisões poderão, todavia, para certos veículos ou certas vias ou trechos de vias, prescrever regras especiais diferentes das do presente parágrafo."
E meu professor de CFC disse que era de quem descia. Por isso "tirei" a carta há dois anos e nunca dirigi. Haha

Anônimo disse...

a carteira*, para os espertinhos.

Unknown disse...

Eu quero que alguém mim prove a legitimide. De que a preferência e de quem sobe onde estar escrito isso no código de trânsito brasileiro só acredito vendo no código pq que e pra isso que existe a meia embreagem lógico que não sou contra o bom senso mais dizer que a preferência e de quem sobe só quando mim provarem

Unknown disse...

Eu quero que alguém mim prove a legitimide. De que a preferência e de quem sobe onde estar escrito isso no código de trânsito brasileiro só acredito vendo no código pq que e pra isso que existe a meia embreagem lógico que não sou contra o bom senso mais dizer que a preferência e de quem sobe só quando mim provarem

Anônimo disse...

Não sei que carro doido é esse que vocês usam que para mais fácil na subida, mas é óbvio que é muito mais fácil o carro que está descendo frear. No mundo inteiro a preferência é de quem sobe, só aqui que o povo é mal educado e ainda fica tentando justificar.

Anônimo disse...

Aonde você leu isso, meu bem??
Hoje mesmo vivi uma situação dessas....estava descendo e parei para uma perua escolar passa, então quando continuei a descida, uma maluca resolveu subir e começou a jogar o carro em cima de mim...era mais fácil ela descer de ré e me deixar passar mas a desesperada não sabia arrancar em subida...aí tive que fazer o mais difícil que foi subir de ré ...

conde grisalho disse...

Concordo plenamente com vc. Qualquer carro que perder o freio consegue parar numa subida ( fazer ladeira ), o que não acontece numa descida !

Rogério disse...

O veículo quando na subida só o fato de tirar o pé do freio já fará o veículo parar. O veículo descendo além de parar de acelerar e pisar no freio, terá também o peso do veículo que contribuirá para o deslocamento do veículo na descida.

Anônimo disse...

Parabéns Jovem muito bom