sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cuidando da caranga!

Salve salve galera!
Ontem passei a tarde e um pedaço da noite cuidando do meu carro, e pensei: por que não postar algo que possa ensinar as pessoas a cuidarem de seus veículos também?
Eu não sou nenhum expert no assunto, e também não estou vendendo diploma de polidor, são só experiências beleza??

1º dica: Lavando o carro.
Uma das coisas mais comuns são pessoas que lavam os seus veículos com detergente, ou debaixo de sol, esfregando com bucha de cozinha. JAMAIS repitam esse erro. A agua evapora mais rápido com a lataria bem quente, podendo queimar a pintura do carro, ou deixando ela muito opaca, fora as manchas de sabão impróprio com os riscos da bucha.
Materiais necessários:
Um balde, com shampoo especial para carros;
Panos Macios para a secagem.
para a limpeza, existe umas luvas, especiais para lavar o carro, como uma Boina para polimento.

Enxague seu carro com uma mangueira. Nada de baldes. Isso agiliza o processo de lavagem do carro. Comece sempre pelo teto, passando por capô, porta- mala e laterais até o friso. Em seguida, para choques , laterais (parte debaixo dos frisos) e rodas. Lembre-se, a cada parte que lavar primeiro, enxague em abundância.
Para secar, sempre a sombra. Se desejar, utilize um pano macio com bastante absorção , de preferência de algodão.

2ª etapa: Polimento
o polimento não é tão simples como parece e nem tão dificil como dizem por ai. Mas requer cuidados e muita atenção.
Se seu carro possui riscos muito profundos, NÃO SE META A BESTA! Leve o carro em um profissional.
A diferença em cera para polir e massa para polir. Ambas tem a mesma finalidade, corrigir as imperfeições da pintura e recuperar o brilho, são usadas de formas diferentes.
A massa para polir é utilizada quando a pintura necessita uma fina camada de tinta, isto é, um camarada lixa seu carro com uma lixa d'água super fina, e polindo em seguida. JAMAIS faça este procedimento, pois os danos podem ser irreparáveis.

Com o carro limpo e seco, passe uma fina camada de cera ou de massa com um pedaço de estopa. Sempre por partes, assim como na lavagem. Espere secar e venha lustrando com um pano macio ( eu utilizo feltro, apesar de ser um pano grosso, é macio, e não arranha a pintura do veículo) ou com uma politriz, caso você tenha uma.
Nota: todos os procedimentos DEVEM ser realizados a sombra, e com muita paciência. Caso seu veículo tenha muitos riscos, leve em um profissional da área, para não piorar o estado do seu veículo.

A Cristalização segue da mesma forma que o polimento, mas é empregado em outros casos. Para a proteção da pintura contra poeira e contra os raios solares. Possui uma duração de 6 meses.

Nenhum comentário: